quarta-feira, 8 de junho de 2011

Obrigado Ronaldo!!!

Na noite fria, desta terça-feira (07), jogando na capital Paulista, Ronaldo Fenômeno se despediu do futebol vestindo a camisa Amarelinha. O estádio do Pacaembu foi o palco deste momento que vai ficar eternizado em minha memória.

Foi fantástico ver o quando a torcida é apaixonada por esse ídolo, não só das equipes que passou, mas de toda uma nação que já sofreu muito pelo futebol e promete sofrer mais ainda. Vendo o nível dos centroavantes brasileiros em atividade no momento é desesperador e agoniante.

O Brasil foi apático durante quase o jogo todo, exceto por 4 jogadores, Lucio mesmo perdendo algumas bolas bobas, mantém seu faro de "armador" e sobe sempre ao ataque com perigo, e isso faz com que ele seja diferente dos demais. Jadson foi uma grata surpresa, confesso ter ficado decepcionado com sua convocação, ainda mais com sua escalação usando a #10 outrora eternizada por Pelé, mas durante o jogo foi o atleta que mais produziu ao lado de Neymar, resta saber se ele vai saber manter o nível de ontem durante a Copa América, evento disputado durante o mês de Julho na Argentina.

Neymar como sempre foi sempre efetivo e o mais perigoso, é impressionante a evolução que ele alcançou com a camisa da seleção e como isso o torna cada vez mais necessário a esta equipe. Já o destaque e o jogador mais perigoso no ataque foi sem sombra de dúvidas Ronaldo.

O Fenômeno e mais uma noite inspirada subiu ao gramado aos 27 minutos e exatamente aos 30 minutos entrou em campo. Felizmente Fred que atuou um pouco melhor do que no jogo anterior e inclusive marcou o gol da magra vitória sobre o pouco criativo time romeno, deu lugar ao ídolo.




Em um gesto de reverência abraçou o fenômeno que entrou nos gramados pela ultima vez. Pouco antes, o telão do estádio transmitia o aquecimento de Ronaldo nos vestiários, e torcida estava mais ligada nele do que nos gramados, confesso que por pouco nao perco a jogada de Neymar pela esquerda, que após tirar o goleiro Tatarusunu cruzou para o meio da área e Fred completou para as redes.

Era muito mais interessante visualizar o telão. E quando o Fenômeno saiu dos vestiários e começou andar para o gramado o estádio veio ao delírio. Foi sensacional!!!

Me lembrei do primeiro jogo da Copa do Mundo de 2002 quando estava dentro do Estádio de Suwon e observava aquele time maravilhoso com Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaucho entre outros subir ao gramado, por um instante achei que estava novamente na Coréia do Sul.

Percebi que não estava lá, e que Ronaldo que trouxe o Penta para o Brasil estava prestes a largar o futebol. Okey. Eu confesso, um nó enorme tomou conta da minha garganta e parecia que era a ultima vez que assistira uma partida de futebol. Gritos de todos os lados, tudo parecia passar lentamente e só o frio cortante me trouxe a realidade.

Sim, o Ronaldo está parando - conclui. Nesta nova safra de jogadores e a falta de ídolos, ficamos mais carente ainda no futebol. Ídolo no clube muitas vezes nós até conseguimos, mas um cara de nível nacional e que faz a diferença só de estar presente em algum lugar é raro. Ronaldo é esse cara.

Seus ultimos 15 minutos foram simplesmente geniais, e só nao foram mais porque o Fanfarrão do goleiro romeno Tatarusunu resolvel fechar o gol. Mas depois de tantos gols marcados e marcados em momentos que ficarão para sempre não seria a falta dele que faria a festa perder o seu brilho. Ronaldo mostrou que o seu peso pouco importa, que seu posicionamento em campo é fantástico e que ele é, e sempre será o único Fenômeno do futebol.

O segundo tempo do jogo foi ruim, o Brasil não soube jogar como Brasil, foi no máximo uma Letônia, e ainda por cima a romênia jogava com uma linha de 4 zagueiros, 5 marcadores recuados na linha linha da meia lua da grande área e um atacante isolado no circulo central do meio campo.

Mas enfim... Esperamos mais do Brasil para a Copa América.

Com tom choroso encerro esta matéria e digo Ronaldo, você é o cara e sempre será o nosso camisa 9.

Acho que nunca mais deveriamos usar a camisa 9 da seleção. Acredito que nunca mais teremos um cara como ele no ataque. Gênio!!!

2 comentários:

  1. Ronaldo não marcou gol em sua despedida, sofreu lesões gravíssimas ao longo da carreira, foi criticado e até ridicularizado inúmeras vezes, mas apesar de tudo é um fenômeno!
    É o craque mais humano que o Brasil já teve. Mostrou que um ídolo é uma pessoa como qualquer um de nós, que sofre e sente dores como qualquer outro.

    Tão genial e tão falho ao mesmo tempo...

    Sem dúvida Ronaldo é o melhor que vi jogar!

    ResponderExcluir
  2. Achei o Neymar meio fominha. O Jádson horrivel e gostei de ver o Fred no ataque.

    Os 15 minutos do Ronaldo foram os melhores do jogo ....

    Abraços!

    ResponderExcluir